FERRAMENTAS


► PSICODRAMA:
A palavra Psicodrama significa "Alma em ação". Isso quer dizer que, na essência de cada ser encontram-se todas as respostas. Não cabe ao psicoterapeuta fornecê-las ao cliente, mas juntos, através da ação, explorar e descobrir o potencial criativo que tenho certeza que você tem. As melhores respostas são as suas, pois só você sabe exatamente o dilema, os sentimentos e a situação em que se encontra. O psicodrama é a ferramenta que nos ajudará a chegar à resposta mais adequada.

► TERAPIA EMDR:
A maioria das queixas e sintomas do presente está enraizada no passado. Feridas emocionais podem bloquear o processamento natural de uma memória e aquela informação não processada fica "congelada", de forma que quando a pessoa lembra do evento, ela revive a experiência com as mesmas emoções, pensamentos e sensações no presente. Essas memórias traumáticas podem minar o sentido de valor de um indivíduo, segurança, habilidade para assumir responsabilidade apropriada por si mesmo(a) e pelos outros, bem como um senso de controle ou capacidade para fazer escolhas. O EMDR é uma abordagem psicoterapêutica baseada em evidencias, isso quer dizer que sua eficácia possui comprovação científica. A tradução desta sigla que está em inglês é "Movimento dos olhos para dessensibilização e reprocessamento". Hoje a técnica se ampliou e não se restringe ao movimentos dos olhos, incluindo o toque e os sons como estímulos para o reprocessamento. Aceita-se como fato que cada pessoa tenha habilidade inerente para se curar, para processar eventos perturbadores do passado, de modo que alcancem uma resolução adaptativa no presente. São necessárias de 3 a 6 sessões para remissão de 77% a 100% dos sintomas de estresse pós traumático quando utilizada para traumas de evento único. Não utiliza tarefas de casa. EMDR quando comparado com Prozac obteve resultados superiores com pacientes que melhoraram inclusive depois da finalização da terapia, ao passo que os submetidos ao Prozac pioraram (van de Kolk at al., 20007). EMDR é um dos três únicos métodos recomendados para o tratamento de vítimas de terrorismo.

► SEJA (Núcleo de Psicoterapia e Psicodrama):
No espaço do Núcleo SEJA, trabalhamos especificamente explorando as técnicas que o Psicodrama nos fornece, sendo o grupo nossa fonte mais rica de aprendizado e saber. Realizamos Sociodramas, Workshops e Terapia em Grupo. Para saber mais sobre Núcleo de Psicoterapia e Psicodrama (SEJA) clique AQUI.